A sauna no combate às doenças respiratórias.

Uma das principais preocupações da população e também dos governantes é o combate a doenças respiratórias em virtude do inverno rigoroso que assola boa parte do país, principalmente as regiões sul e sudeste do Brasil.

sauna no combate às doenças respiratórias

Todo ano existem campanhas voltados a vacinação, principalmente dos grupos de riscos que são os idosos, as crianças, as gestantes, entre outros. A vacinação é uma forma de prevenir, faz com que o corpo produza anticorpos.

A sauna a vapor, por sua vez, exerce um importante papel na prevenção e no combate às doenças respiratórias. As pessoas que apresentam problemas respiratórios, tais como: obstrução nasal, dificuldades de respirar em virtude de um resfriado ou de uma gripe, por exemplo, a melhor solução é a inalação de vapor quente produzido pela sauna a vapor.

O vapor aquecido atua como umedecedor das vias respiratórias, também as dilata, proporcionando assim uma melhora rápida no sistema respiratório como um todo, trazendo alívio para aquela pessoa que não está conseguindo ter uma respiração normal.

A sauna a vapor contribui também no tratamento da sinusite, fazendo a inalação com essências aromáticas do tipo: camomila, eucalipto, alecrim, que tem propriedades balsâmicas e também são importantes para os brônquios no combate a bronquite.

Veja o que o Professor Levi Leonel no seu livro Energia Vital recomenda no tratamento da sinusite:

“Um quarto de buchinha do norte em meio litro de água fervente, colocar numa vasilha sobre a mesa, cobrir o rosto com uma toalha e fazer inalação do vapor uns dez minutos”.

Função esta substituída pela sessão de sauna a vapor residencial. Uma breve definição de buchinha que pode ser encontrada na internet: esta planta cucurbitácea, parecida com a bucha de tomar banho, é a luffa operculata, conhecida como buchinha-do-norte, tem uso popular consagrado para o tratamento da sinusite.

No entanto, para utilizar esta planta é necessário obter mais informações sobre este produto, pois o uso incorreto pode causar problemas.

Veja um relato: “Mas muita atenção! A planta é altamente tóxica e seu uso deveria ser feito apenas por pessoa experiente, nunca por leigos. Embora seja uma planta de largo uso popular (é inclusive vendida em feiras) seu uso deve ser cuidadoso”.

O vapor produzido pela sauna a vapor também pode trazer benefícios para quem estiver com tosse seca, pois pode ajudar a “soltar” o catarro, a exemplo do que ocorre com o consumo da maioria dos xaropes para tosse.

Ao pensarmos em prevenção podemos assegurar que a sauna a vapor é hoje o melhor investimento para prevenção destas doenças. Ser infectado com o vírus da gripe pode derrubar uma pessoa a ponto de ter que ficar de cama, perder compromissos, deixar de lado tudo somente para se recuperar, sem levar em consideração o fato de que em uma família, seja de três, seja de cinco pessoas, tendo uma pessoa gripada pode levar o vírus para o restante, mesmo que involuntariamente o faça.

Prevenção acima de tudo no quesito, doenças respiratórias, é imprescindível no mundo em que vivemos. Previna-se com a sauna a vapor.

Saiba como ter uma sauna residencial a vapor em sua casa, ocupando um pequeno espaço em seu banheiro:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *