Sauna a vapor ou sauna seca? Qual é o melhor tipo de sauna para fazer?

Importa que tenhamos conhecimento a respeito e uma ideia bem definida sobre o assunto. Me pus a pesquisar na Rede Mundial e encontrei uma breve definição a respeito de sauna a vapor e sauna seca.

Há basicamente dois tipos de saunas: a “sauna a vapor” (sauna úmida ou banho turco) e a “sauna seca”, que utiliza pedras ou outro material que é aquecido, sem libertar vapor.

Com esta definição podemos ter uma ideia melhor sobre cada qual. A sauna a vapor ou banho turco… (banho turco nada mais é do que um tipo de banho no qual a pessoa fica em um ambiente quente e cheio de vapor). Banho de banheira, de mar, de piscina, de assento, de chuveiro, enfim, nomes aos quais já estamos para lá de familiarizados.

sauna com vapor

Já a sauna seca, basicamente é puro suor em qualquer local. Posso exemplificar. Imagine um dia escaldante e você precisa entrar em um carro que esteve sob a influência do calor do sol, independentemente da cor do carro, aliás, se for preto a concentração de calor será ainda maior.

Supomos que você entre no carro e fique lá por alguns minutos fechado no interior do mesmo, você imaginou? O calor é absurdo e inevitavelmente você passaria a suar sem parar. Perceba que o calor é seco, não há umidade, portanto seu organismo respira um ar absolutamente seco.

sauna seca

Esse tipo de sauna não traz benefícios às vias respiratórias, pelo fato de não se absorver nada de umidade, é apenas uma forma de suar, do corpo expelir líquido pelo fato do ambiente estar bem acima da temperatura corporal que é em média de 36.5º.

Seguindo em sentido oposto, ao se fazer uma sessão de sauna a vapor, aliás, o nome já diz muito. Sauna a vapor é do primeiro ao último minuto submetendo ao organismo e às vias aéreas um banho de vapor interno e externo no corpo.

Estudos apontam que banhos dessa natureza já vem de nossos ancestrais. Há muitos anos as pessoas perceberam o quanto é maravilhoso para a saúde fazer sessões de sauna a vapor no combate a doenças respiratórias e principalmente na prevenção destas doenças.

As doenças respiratórias se acentuam no inverno, certamente ninguém é fã de ficar acamado por uma semana procurando se curar de uma gripe ou de um resfriado.

A sauna a vapor propicia uma prevenção muito eficiente quanto a estas questões de doenças respiratórias, além de outros tantos benefícios que valem a pena ressaltar, mas neste artigo vale enfatizar o principal deles que é a prevenção das doenças respiratórias, que por vezes fazem até vítimas fatais.

A sauna a vapor é hoje o melhor investimento para o tratamento diverso, para prevenção das doenças respiratórias e para a saúde de toda a família.

Saiba mais sobre a sauna a vapor e como ter facilmente uma em sua casa:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *