A sauna a vapor e a dilatação das veias sanguíneas.

Conforme já mencionamos a sauna a vapor traz inúmeros benefícios aos que dela usufruem. Entre eles é interessante salientarmos um detalhe muito importante em nosso dia a dia. Nos referimos a pressão arterial. Certamente você já fez consultas médicas, independente do problema, ou mesmo para algo de rotina. Você deve lembrar que o primeiro ato a ser feito no consultório ou no plantão é a verificação da pressão arterial.

sauna pressão arterial

Algo muito comum é o número de pessoas que atualmente possuem um aparelho de medir a pressão arterial guardado em alguma gaveta de casa. Farmácias e profissionais liberais, desde que capacitados, também são uma opção para quem deseja verificar os números da pressão arterial.

Engana-se quem pensa que medir a pressão fora dos consultórios médicos não é uma prática aconselhável. Segundo o Professor titular de Cardiologia da Faculdade de Medicina de Alagoas (Ufal), especialista em Cardiologia e Hipertensão, Marco Mota, para um diagnóstico concreto de hipertensão há a necessidade de que a pressão arterial seja medida dentro ou fora de um consultório médico.

As doenças cardiovasculares estão consideradas hoje como uma das principais causas de mortes no Brasil e no mundo segundo a Organização Mundial Saúde (OMS) e a hipertensão é hoje apontada como um dos principais fatores de risco para esta doença. É considerado hipertenso todo o indivíduo com pressão arterial igual ou superior a 140/90 mmHg. De acordo com especialistas no assunto, o ideal é que se faça pelo menos duas medidas antes de um diagnóstico de qualquer doença.

Cientes disso tudo, afirmo que, a sauna a vapor exerce uma espetacular função no organismo das pessoas. Ao submeter o corpo a uma temperatura bem maior que a do ambiente os vasos sanguíneos dilatam e fazem com que o sangue flua com maior naturalidade.

vasos sanguineos

Segundo estudos é importante, ao se fazer uma sessão de sauna a vapor, provocar um choque de temperatura. Este choque cada qual deve fazer dentro do que se sentir confortável. Há pessoas que radicalizam, tipo em pleno inverno sair da sauna e entrar de imediato em uma piscina gelada. Digo eu, não há necessidade de tamanho choque. Uma dica é sair da sauna a vapor e molhar o corpo, a partir das extremidades com água fria.

Provocar este choque faz com que as veias dilatadas se contraem e na sequência voltar ao calor da sauna para dilatar novamente todo o sistema. Isso provoca, além de uma boa sensação, a estabilização da pressão, importante, todo esse processo é feito sem forçar o coração. Algo bem diferente de um atleta que também dilata o coração ao fazer exercícios, pode ser feito em uma simples sessão de sauna a vapor.

Este é apenas um dos benefícios de se fazer sessões de sauna a vapor, que hoje certamente é o investimento mais importante para os cuidados da saúde.

Leia também o artigo: https://vaporesaunas.com.br/sauna-no-combate-as-doencas-respiratorias/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *